terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Marc Chagall no Masp

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) expõe 178 gravuras de Marc Chagall incluindo as ilustrações das fábulas de La Fontaine.
Marc Chagall foi um dos principais artistas do século XX, iniciou a sua formação artística quando entrou para o ateliê de um retratista famoso da sua cidade natal. Lá aprendeu não só as técnicas de pintura, como a gostar e a exprimir a arte. Ingressou, posteriormente, na Academia de Arte de São Petersburgo, de onde rumou para a próspera cidade-luz, Paris.
Ali entrou em contacto com as vanguardas modernistas que enchiam de cor, alegria e vivacidade a capital francesa. Conheceu também artistas como Amedeo Modigliani e La Fresnay. Todavia, quem mais o marcou, deste próspero e pródigo período, foi o modernista Guillaume Apollinaire, de quem se tornou grande amigo.
Depois da grande revolução socialista na Rússia, que pôs fim ao regime autoritário czarista, foi nomeado comissário para as belas-artes, tendo inaugurado uma escola de arte, aberta a quaisquer tendências modernistas. Foi neste período que entrou em confronto com Kasimir Malevich, acabando por se demitir do cargo.
Retornou então, a Paris, onde iniciou mais um pródigo período de produção artística, tendo mesmo ilustrado uma Bíblia. Em 1927, ilustrou também as Fábulas de La Fontaine, tendo feito cem gravuras, somente publicadas em 1952. São também deste ano conhecidas, as suas primeiras paisagens.
Visitou, em 1931, a Palestina e, depois, a Síria, tendo publicado, em memória destas duas viagens o livro de carácter autobiográfico Ma vie (em português: "Minha vida").

*Fonte Wikipédia.

A Exposição começou no dia 12 de janeiro e ficará em cartaz até o dia 28 de março.
Vale a pena conferir e programar visitas monitorada para os alunos, pois o museu dispões de adaptações para cadeirantes e monitoria especial.

O Masp fica na Avenida Paulista, 1578. Às terças-feiras a entrada é franca, nos demais dias, os ingressos custam R$ 15 (estudantes pagam R$ 7). Para menores de dez anos e maiores de 60, a entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (11) 3251 5644.

Gravuras sobre as fábulas de La Fontaine:

A Raposa e o Bode.



A Raposa e as Uvas.

A Cegonha e o Lobo.