quarta-feira, 20 de maio de 2009

Governo Estadual Paulista e suas gafes na Educação.


O tema deste Blog é Educação Especial, e a Educação como um todo, e esta semana nós professores estaduais Paulista nos deparamos com a notícia da compra de livros com conteúdo adulto pelo governo do estado. Esse livros foram entregues às escolas estaduais para alunos (pasmem) de 9 anos de idade!!!
Como se não bastasse livros de Geografia com mapas errados, livro de exercícios de professor que não corresponde com livro dos alunos o governo Serra agora ainda compra livros com palavrões.
E agora como o governo vai explicar a compra deste material, será que o responsável não sabia, só viu a capa e não leu o conteúdo, ou escolheram aleatoriamente?
A matéria foi publicada na Folha de São Paulo.


"Livros contendo expressões como "chupa rola", "cu" e "chupava ela todinha" foram distribuídos pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo como material de apoio a alunos da terceira série do ensino fundamental (faixa etária de nove anos), segundo reportagem publicada na edição desta terça-feira.
O texto informa que o governo José Serra (PSDB) reconheceu o erro na distribuição dos 1.216 exemplares e determinou o recolhimento das obras. O livro contém 11 histórias em quadrinhos produzidas por Caco Galhardo --também quadrinista da Folha. Uma das histórias mais criticadas por especialistas traz uma caricatura de um programa de mesa-redonda de futebol na TV.Enquanto o comentarista faz perguntas sobre sexo, jogadores e treinadores respondem com clichês de programas esportivos, como "o atleta tem de se adaptar a qualquer posição".
De novo
Esta não é a primeira vez que o setor de educação do governo Serra se equivoca em relação aos livros distribuídos a alunos. Em março deste ano, a pasta de Educação foi duramente criticada por professores da rede estadual por causa de erros em 500 mil livros didáticos distribuídos. Um livro didático de geografia, usado por alunos da 6ª série do ensino fundamental nas escolas públicas, mostrava o Paraguai duas vezes em um mapa da América do Sul e exclui o Equador. O problema aparece tanto nos livros destinados aos estudantes quanto nas publicações destinadas aos professores. À época, a secretaria creditou o problema a editora que o produziu e informou que determinou a troca das publicações com erros.
Outro lado
Em nota, o governo admitiu o erro ao distribuir a publicação e diz que o montante de 1.216 exemplares compõem apenas 0,067% dos 1,79 milhão de exemplares distribuídos aos alunos da rede.
A secretaria informou ainda que a obra é só uma entre as 818 escolhidas."